sábado, 10 de dezembro de 2011

Bolo Inglês

Quando era miúda, lembro-me que todos os anos por altura do Natal aparecia lá por casa um bolo delicioso e cheio de frutas que não era Bolo Rei e que era feito pela minha mãe. Naquela altura, nem sequer me apercebia do trabalho que dava elaborar tal receita, e aquilo que na realidade eu apreciava, era o resultado que saía daquela cozinha depois de dias a fio de trabalho árduo por parte da minha mãe. E agora, passados uns valentes anos, tenho saudades desse  bolo tão agradável e rico que já não provo há uns tempos. Era o famoso Bolo Inglês que a minha mãe aprendeu a fazer em Inglaterra durante o tempo que lá passou a estudar num colégio de freiras. 
A tal da receita não a tenho, mas vou ter. Não é segredo de família e por isso hei-de partilhá-la convosco. O verdadeiro e genuíno Bolo Inglês que se embrulhado em filme aderente pode durar até um ano. Sim, um ano. Lembro-me que quando era miúda, o tal resultado de dias sem fim passados na cozinha tinha a grande vantagem de durar o ano todo.


Mas, como ainda não tenho a receita aqui comigo resolvi fazer um Bolo Inglês mais banal, e que embora não tenha a qualidade do outro é mesmo assim muito bom.
A receita base deste  Bolo Inglês está no livro da bimby, mas eu fiz-lhe muitas alterações. Espero que gostem...

Ingredientes:
150grs de açúcar amarelo ou mascavado
4 ovos
130grs de creme vegetal
330grs de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
50grs de corintos
40grs de nozes partidas ao meio
40grs de avelãs cortadas ao meio
50grs de figos secos cortados em quartos
50grs de cerejas cristalizadas cortadas ao meio

Juntar o açúcar e os ovos e misturar batendo bem. Adicionar o creme vegetal previamente derretido e mexer bem. Juntar a farinha, o fermemto e o sal e bater tudo até ficar cremoso. Incorporar os frutos. Deitar tudo numa forma de bolo inglês barrada com creme vegetal e polvilhada com farinha e cozer durante cerca de 45 minutos a 170ºC.  Quando picarem o centro com um palito e sair seco, está pronto.
Uma chávena de chá a acompanhar, calha sempre bem! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário