quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bolo de Nozes e Mel com Farinha de Espelta

                                    

A espelta, contém muitos sais minerais e proteínas, e fortalece os orgãos internos. Prisão de ventre, colite e digestões difíceis são alguns dos problemas em que a espelta pode ser benéfica. É um estimulante do sistema imunitário e constitui uma boa fonte de energia constante.
Fonte: "Somos o que comemos" de Gillian McKeith

Uma amiga deu-me um pacote de farinha de espelta quase no fim do prazo de validade pois não sabia o que fazer com ela e eu própria, confesso que não costumo usar esta farinha, mas decidi dar-lhe uma oportunidade. 
Experimentei  fazer um bolo com essa farinha e andei em busca de receitas que a levassem, mas como não encontrei muita informação, resolvi basear-me numa receita de bolo de mel que aqui tinha e inventar um bocado.

 Ficou um bolo denso mas muito saboroso, mais fácil de digerir porque o glúten deste tipo de farinha esta farinha é de mais fácil digestão. Se quiserem um bolo mais leve basta misturar farinha de trigo normal à farinha de espelta.
As crianças aprovaram e isso é muito bom sinal.

Ingredientes:
350grs de farinha de espelta
150grs de açúcar amarelo
120grs de manteiga ou óleo de coco
100grs de mel
65grs de nozes descascadas
4 ovos
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de fermento para bolos

Juntar os ovos com o açúcar e o mel e bater muito bem. Adicionar a manteiga ou o óleo de coco e bater novamente. Depois de cremoso, juntar a farinha, o fermento e a canela e voltar a bater. As nozes juntam-se no final e é só envolver.
Deitar a mistura numa forma untada e levar a forno aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos.
Bom apetite!!!

Esta receita foi melhorada e alterada e o post foi editado para renovar a receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário