quinta-feira, 29 de março de 2012

O Terrário: Caracóis

Há uns tempos atrás, quando tivemos a horta, ou pseudo horta, infestada com caracóis, tivemos que andar à caça deles. Alguns, muitos, acabaram mergulhados na caixa da cerveja, outros, conseguimos afastar da horta, e outros ainda acabaram num projeto que o Lourenço e a Madalena puseram em prática: o Terrário.
Adquirimos uma caixa de plástico retangular e transparente, fizemos furinhos na tampa, colocamos 3 dedos de altura de terra, papel de cozinha molhado e amarrotado a um canto, pedrinhas noutro canto e 3 caracóis. Fomos investigar na internet o que comem os caracóis e lá pusemos umas couves, cenouras e até alface. Eles adoram brócolos, porque tem muito cálcio e eles precisam para a sua casquinha ficar resistente. Já tínhamos percebido que eles gostam mesmo muito de brócolos, pois foi aquilo que mais comeram na nossa horta. Não sobrou nem um! Mas não sabíamos a razão de tal preferência.
Aprendemos também que respiram por um pulmão, que são hermafroditas, e que por isso quando acasalam ficam os dois grávidos e que fazem um buraquinho na terra húmida para porem os ovos. Os dois!!!
Foi divertido aprender umas coisas sobre os caracóis, e nos primeiros dias havia sempre caracóis pela casa fora e pelos braços dos miúdos que passavam horas a observá-los e a tentarem perceber como eles funcionam. O Simão quase esborrachou um dos caracóis com tanta curiosidade. Ainda pensamos esperar que eles acasalassem e pusessem ovos, mas ao fim de umas semanas, começamos a ter pena deles e resolvemos libertá-los. Acho que eles não estavam lá muito felizes e talvez nem conseguissem pôr ovos num espaço tão pequeno. Mas foi uma experiência engraçada e uma forma simples e divertida de aprender.
Porque se pode aprender a brincar. Pode não... deve! E podem crer que quando são as crianças a querer aprender e a querer investigar, as coisas não saem da cabeça na semana seguinte. A informação perdura quando são as crianças a procurar e a viver as coisas, e não dá assim tanto trabalho!!!
Experimentem!! :)







Sem comentários:

Enviar um comentário