quarta-feira, 16 de maio de 2012

Biscoitos de Cacau

Como as crianças cá de casa gostam de se juntar na cozinha para fazer bolos, decidi alterar as medidas em gramas para chávenas para que eles possam trabalhar quase sozinhos. Vejo a cozinha com crianças como uma forma agradável de se brincar com a matemática e de se treinar a motricidade. E claro, no final temos um bolo ou umas bolachas caseiras, que são sempre mais saudáveis que as de compra. Sem corantes nem conservantes, como gosta a Colher de Mãe. :)
Esta receita de biscoitos de cacau foi retirada e adaptada do blogue http://paracozinhar.blogspot.pt/2011/01/biscoitinhos-de-cacau.html. A chávena usada como base de medida leva 240ml.





Ingredientes para 35 biscoitos:
2 chávenas de farinha com fermento
2 colheres de sopa de cacau em pó
125 grs de óleo de coco
7 colheres de sopa de açúcar mascavado

Preparação:
Numa taça, bater o açúcar com o creme vegetal. Peneirar a farinha com o cacau e ir juntando à mistura anterior. Quando a massa formar uma bola que se descole das paredes da taça, começar a formar bolinhas do tamanho de uma noz e pressionar com um garfo de forma a que fiquem com a forma de bolachas. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 5 minutos, depois reduzir a temperatura para 180ºC e cozinhar mais 8 minutos.
Retirar e deixar arrefecer. Guardar num frasco.

4 comentários:

  1. Gostei muito das bolachinhas de cacau. Cá em casa também costumo fazê-las com os miúdos. A cozinha fica mais suja com a ajuda preciosa das mãos pequeninas, é certo, mas as crianças deliram com a massa. No fim, acho que não há nenhuma bolacha igual à outra, mas isto faz parte da festa.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem seria tão engraçado fazê-las sozinha... :) Gostei do teu blogue! Parabéns!

      Eliminar
  2. Olá outra vez. ;)
    A farinha tem de ser com fermento? Posso pôr farinha de arroz, que acha?

    ResponderEliminar