quarta-feira, 23 de maio de 2012

Um Poncho Especial e 3 Ideias de Livros

             

Já há algum tempo que não participava no Yarn Along da Ginny, mas esta semana apeteceu-me e como ainda por cima tinha novidades, não podia deixar de aqui deixar este post. 
Esta semana li com as crianças 2 livros fantásticos. Nem sempre os livros que realmente nos apetece ler estão na biblioteca pública e quando isso acontece ficamos um bocadinho vazios por dentro. Parece que nos falta qualquer coisa. Todas as noites contamos uma história às crianças antes de adormecerem e por vezes é difícil não repetir histórias, mas esta semana descobrimos cá em casa um livro bem velhinho em que não sei porquê nunca tínhamos pegado. Chama-se "O Vale Encantado do Velho Billy" ou no original "Old Billy's Enchanted Valley" e foi escrito por Bruce Peardon que nasceu em Queensland em 1945. Bruce gostava de pintar desde criança, mas foi aos 15 anos, quando teve um acidente de automóvel que o deixou totalmente paralisado que começou a pintar segurando o pincel com a boca. Desde então escreveu alguns livros para crianças e fez as ilustrações. Morreu em Maio de 2001. A história deste livro é contada por um velho canguru ao seu neto e fala de um tal Velho Billy que era muito amigo de todos ao animais e que respeitava a natureza e que deixou muitas saudades quando um dia morreu. É, de facto, uma história muito bonita.
O outro livro foi o pai ZM que o comprou para a Madalena que é viciada em livros. É "A mãe que chovia" do José Luis Peixoto e é uma história sobre o amor incondicional que as mães têm pelos filhos e sobre a saudade na ausência. "Mãe, choves o significado do teu nome sobre a terra, choves amor."
Eu vou começar a ler "A Caverna" de José Saramago, para me inspirar e ganhar forças para este percurso que ainda nos falta caminhar. Há dias em que penso que não vamos conseguir lá chegar, que a maré está contra nós e preciso de um empurrão para não perder as forças e me perder neste mar de rebanhos. Havemos de lá chegar, mas temos pressa...



Estou a tricotar este mini poncho para a MB que faz agora 5 meses. Gostava de lho oferecer antes de me ir embora desta ilha. É para ela usar no próximo inverno e para se poderem lembrar de nós sempre que ela o vestir. 
E por hoje é tudo, amanhã há mais...

4 comentários:

  1. I love the colors you chose for the poncho, so bright and cheery.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks! I hope it turns out well. Hope you all can understand my english. Be welcome at Colher de Mãe!!

      Eliminar
  2. Ao ler o teu post ocorreu-em que podería patrocionar algumas histórias para as noites das crianças. Não que tenha muitos livros, mas tenho 2 ou 3 que gosto muito e quem sabe ainda não leste estas histórias. Gostava de ter milhares de livros infantis, adoro as ilustrações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito com todo o gosto. O dinheiro não abunda cá por casa mas a vontade de ler sim. Dá sempre jeito uns empréstimos :) Obrigada!

      Eliminar