quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Iogurte natural feito em casa



Têm sido tantos os pedidos de como fazer iogurte em casa que resolvi não esperar nem mais um dia para aqui deixar a simples mas maravilhosa receita. Estamos em Fontanelas faz hoje dez dias e ainda temos a casa virada do avesso, mas iogurte já fiz!!! No meio de paredes para pintar e caixotes para despejar e arrumar nos sitíos devidos, há sempre tempo para fazer uma panela do tal iogurte tão apreciado por todos cá em casa. O Simão é fã e pede sempre como sobremesa: "iaute cum meul", cuja tradução é "iogurte com mel" :)
Ora então é assim que se faz tamanha iguaria: colocar um litro de leite dentro de uma panela e aquecer no fogão. Quando o leite estiver já bastante quente mas ainda for possível molhar o dedo sem queimar, retirar a panela do lume e juntar um iogurte natural. (Já experimentei com iogurte bífidus e sem ser bífidus e o resultado é sempre bom. Também já mudei de marca de leite e continua a resultar.) Mexer muito bem com uma vara de arames para que o iogurte fique bem misturado com o leite. Tapar a panela e embrulhar num cobertor. Colocar na zona mais quente da casa e esperar entre 8h a 12h. Já está! Simples como isto.
Normalmente depois de feito, coloco dentro de um pirex com tampa no frigorífico e sirvo com uma concha na hora de comer, mas para os mais preguiçosos podem sempre colocar dentro de frascos individuais na mesma no frigorífico. 
Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário