quinta-feira, 29 de março de 2012

O Terrário: Caracóis

Há uns tempos atrás, quando tivemos a horta, ou pseudo horta, infestada com caracóis, tivemos que andar à caça deles. Alguns, muitos, acabaram mergulhados na caixa da cerveja, outros, conseguimos afastar da horta, e outros ainda acabaram num projeto que o Lourenço e a Madalena puseram em prática: o Terrário.
Adquirimos uma caixa de plástico retangular e transparente, fizemos furinhos na tampa, colocamos 3 dedos de altura de terra, papel de cozinha molhado e amarrotado a um canto, pedrinhas noutro canto e 3 caracóis. Fomos investigar na internet o que comem os caracóis e lá pusemos umas couves, cenouras e até alface. Eles adoram brócolos, porque tem muito cálcio e eles precisam para a sua casquinha ficar resistente. Já tínhamos percebido que eles gostam mesmo muito de brócolos, pois foi aquilo que mais comeram na nossa horta. Não sobrou nem um! Mas não sabíamos a razão de tal preferência.
Aprendemos também que respiram por um pulmão, que são hermafroditas, e que por isso quando acasalam ficam os dois grávidos e que fazem um buraquinho na terra húmida para porem os ovos. Os dois!!!
Foi divertido aprender umas coisas sobre os caracóis, e nos primeiros dias havia sempre caracóis pela casa fora e pelos braços dos miúdos que passavam horas a observá-los e a tentarem perceber como eles funcionam. O Simão quase esborrachou um dos caracóis com tanta curiosidade. Ainda pensamos esperar que eles acasalassem e pusessem ovos, mas ao fim de umas semanas, começamos a ter pena deles e resolvemos libertá-los. Acho que eles não estavam lá muito felizes e talvez nem conseguissem pôr ovos num espaço tão pequeno. Mas foi uma experiência engraçada e uma forma simples e divertida de aprender.
Porque se pode aprender a brincar. Pode não... deve! E podem crer que quando são as crianças a querer aprender e a querer investigar, as coisas não saem da cabeça na semana seguinte. A informação perdura quando são as crianças a procurar e a viver as coisas, e não dá assim tanto trabalho!!!
Experimentem!! :)







terça-feira, 27 de março de 2012

Sobremesa de cuscuz

Esta sobremesa muito simples de fazer foi-me ensinada pela nossa amiga Isabel que cá esteve a passar uns dias connosco. É deliciosa e tem um baixo índice glicémico graças ao xarope de Agave que é usado no lugar do açúcar ou mel. Claro que se não encontrarem xarope de Agave à venda podem usar mel, mas fica mais calórico.
Fiz algumas alterações à receita porque não tinha todos os ingredientes e nem sequer me lembrava da original, mas ficou deliciosa na mesma. Muito bom mesmo! 
Esta receita pode ser usada como sobremesa, mas também como substituto de uma refeição principal, pois é muito nutritiva e equilibrada. 
Obrigada Isabel!


Ingredientes para 8 pessoas:
200 grs de cuscuz
1 maçã
1 pêra
50 grs de sultanas
50 grs chocolate com 70% cacau
8 bolachas tipo shortcake
miolo de nozes e amêndoas aos pedaços q.b.
xarope de Agave q.b.
sumo de 1/2 limão

Preparação:
Deitar os cuscuz numa taça grande e deitar-lhes por cima o dobro da água a ferver. Esperar 10 minutos e mexer. Aguardar que arrefeça e adicionar todos os outros ingredientes partidos em pedaços pequenos. O xarope de Agave ou o mel, deitar a gosto.
Uma delícia!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bolo de laranja

Ando sempre à procura de novas receitas de bolos para experimentar. Como temos os avós e as primas cá em casa isto parece uma colónia de férias e não há bolo que dure muito tempo. Esta receita foi-me passada pela minha mãe, que ma deu com as medidas em chávenas e não em gramas. Fiquei com algum receio de experimentar o bolo, pois nem sequer sabia qual o tamanho da medida original, mas quis experimentar pois gosto muito de bolos com laranja. Assim, baseei-me numa chávena de chá que leva 200ml de água certinhos.
Acho que ficou fantástico. Eu sou suspeita, claro, mas as crianças nunca mentem :)!!!
Bom apetite!!!


Ingredientes:
2 chávenas de açúcar mascavado
3 ovos
1/2 chávena de creme vegetal derretido
3 chávenas de farinha tipo55
1 colher de café de fermento
1 chávena de sumo de laranja (2 laranjas)

Preparação:
Misturar o açúcar com os ovos e bater até ficar um creme. Adicionar o creme vegetal e bater novamente.
Juntar a farinha e o fermento e continuar a bater. Quando a farinha estiver bem misturada, adicionar o sumo da laranja e misturar muito bem. 
Untar uma forma com manteiga e farinha e levar ao forno pré aquecido a 165ºC até dourar. Espetar um palito e se sair limpo, está pronto.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Uma Fada Chocolate para uma Menina Chocolate

Adoro fadas! E adoro tricô!
Quando era ainda criança aprendi a fazer tricô, mas nunca aprendi a fazer fadas. Toda a vida senti aquele chamamento para as agulhas e para as lãs. Adoro a textura e as cores. Principalmente as cores. Mas também toda a vida pensei que não sabia muito bem o que fazer com elas. E nem sequer me sobrava muito tempo livre para fazer alguma coisa. Mas agora, nesta fase da vida em que sinto como nunca a necessidade de voltar ao que é natural e ao "feito em casa", senti que devia aproveitar esta paixão.
A Madalena aprendeu a fazer tricô com a avó Helda, mas como estamos longe dos avós, é a mim que ela pede socorro quando se embrulha toda no novelo e nas agulhas. Cada vez que ela me chama, lá pego eu naquilo e digo sempre: "deixas-me fazer uma carreirinha?" Dá-me tanto prazer fazer uma carreirinha... é relaxante... traz-me paz...
Há uns tempos, descobri no blogue  Plain and Joyful Living, que sigo com muita paixão porque me traz muita inspiração para a vida, como fazer duendes de lã. Achei fantásticos. Lindos! Mas pensei que não era bem aquilo que procurava e resolvi fazer esta fada. Adorei a experiência e o resultado. Daqui para a frente vou fazer mais e mais. Vou deitar mãos à obra e fazer um Lourenço em tricô, com espada e tudo.
Esta fada que aqui está, foi uma prenda de aniversário para a nossa amiga Íris que é cor de chocolate. Por isso a fada é também ela cor de chocolate. 
Espero que gostem.




quarta-feira, 21 de março de 2012

A Horta: as curgetes

Esta semana que passou estive um pouco ausente aqui do blogue. Tivemos visitas cá em casa. Foi tão bom rever uns amigos que já não viamos há mais de um ano. Daqueles amigos que por muito tempo que estejamos sem nos ver parece que foi há bocadinho a última vez que estivemos juntos.
O nosso amigo Zé tem uma horta fantástica em Sintra, repleta de quase tudo o que se possa imaginar e chegámos à conclusão de que o meu pequeno espaço estava a precisar de mudanças, ou as coisas não íam crescer. Esta história dos garrafões pode ser muito útil, mas nem tudo se dá bem num espaço tão pequeno. Tive mesmo que renovar toda a minha horta e replantar muita coisa.
As curgetes e as alfaces eram os únicos espécimes que estavam em condições de crescer, embora precisassem de mais espaço. Já as cenouras, eu não sabia que não era suposto transplantar e que precisavam de muito mais altura de terra do que aquela que um garrrafão lhes permite. Assim, mudei as curgetes para a terra, as alfaces também e tudo o resto voltei a semear. Não posso fazer sementeiras diretamente na terra porque os gatos destroem tudo, mas resolvi fazer as sementeiras dentro dos garrafões, com apenas uma semente por garrafão. Parece um trabalho infindável, mas não vou desistir. Aqui ficam umas fotos dos meus exemplares de curgetes que parecem estar a crescer bem, mesmo tendo sido transplantadas. 



terça-feira, 13 de março de 2012

Pinturas

Se há coisa de que todos os meus filhos gostam é livros e pinturas. Todos eles gostam de histórias e de livros e é rara a noite em que não lhes leia uma história com eles já deitados na cama. Eu, ou o pai, claro! E mesmo depois de sairmos do quarto com os dois rapazes já a dormir profundamente, a Madalena fica quase sempre a ler um livro. 
Pinturas com pincéis é outro hobby de que gostam muito. Têm caixas com lápiz e canetas que também usam, principalmente o Lourenço, mas o que mais gostam de usar é pincéis. E não são só os mais crescidos. O Simão também pede para "pintá"!
Há uns dias estivemos a ver com o Simão o livro "Qui fait peur aux petites souris?" de Alain Crozon e Seuil Jeunesse. É um livro muito engraçado para os mais pequenos que a tia Nana ofereceu à Madalena quando ela era pequena. Fala de dois ratinhos e de que animais eles têm medo, e no final pergunta quem é que tem medo dos dois ratinhos e para espanto de todos, quem tem medo dos ratinhos é o grande elefante. 
Depois de vermos a história com o Simão, o Lourenço e a Madalena resolveram fazer uma pintura sobre o livro. E saiu isto! Adorei! E o Lourenço até aproveitou para treinar a escrita.
Não se percebe muito bem na fotografia, mas ele escreveu "RATU" e "ILFATE" e esclareceu-me que aquele ratito pequenito que ele pintou, tinha uma tromba porque queria ser como o elefante. Ainda só conhece as maiúsculas, mas está a despertar para a escrita. Só desejo que ele goste tanto de ler e escrever como a irmã.



domingo, 11 de março de 2012

Lasanha de Atum

Mais uma refeição simples e deliciosa para se fazer naqueles dias atarefados. Leva algum tempo no forno, mas enquanto a lasanha coze dá-se uns banhos à criançada. 


Ingredientes para 4 pessoas:
1/2 embalagem de folhas de lasanha
2 cebolas médias
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
400 grs de tomate congelado
1 lata de atum das grandes
1 pacote de natas de soja
150 ml de leite
200 grs de queijo mozzarela
oregãos, sal e pimenta q.b.
azeite

Preparação:
Picar a cebola, o alho e o pimento finamente e alourar em azeite. Depois, juntar o tomate, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos. Quando o tomate estiver cozinhado, juntar o atum e misturar. De seguida, juntar as natas e o leite e misturar bem. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos.
Num pirex, dispor as folhas de lasanha no fundo. Cobrir com o recheio feito anteriormente e polvilhar com algum do queijo mozzarela. Repetir esta operação até acabar o recheio. Na última camada, deixar o recheio com queijo por cima e polvilhar com oregãos.
Tapar o pirex com uma folha de alumínio e levar ao forno cerca de 45 minutos a 150ºC para que a massa coza bem. Costumo usar folhas de lasanha daquelas prontas a ir ao forno, mas mesmo assim têm que cozer bastante tempo para não ficarem cruas. O recheio parece ficar bastante líquido, mas depois seca no forno.
No final dos 45 minutos, tirar o papel de alumínio e deixar o queijo tostar um bocadinho.
Bom apetite!

terça-feira, 6 de março de 2012

Madalenas de amêndoa e nozes

Pois é, nem tudo aquilo que se passa na minha cozinha acaba aqui no blogue. Muitas receitas não têm um final feliz e digno de comentários, como os queques de cenoura que acho que nunca vou ser capaz de fazer. Mas há coisas, por muito simples que pareçam à primeira vista, que saem particularmente bem e que são um sucesso. Essas sim, vale a pena aqui deixar para vocês. E estas madalenas de amêndoa e nozes são um caso desses. Perfeitas! Deliciosas! Só não podem é cozer demasiado!!! :) 
Cá em casa quem gosta de fazer bolos é o Lourenço, já a Madalena, se puder, dá uma volta pela cozinha para investigar o que vai sair dali e depois foge rapidamente até o cheiro de bolo acabado de fazer lhe chegar ao nariz. Aí sim, ela aparece com um ar interessado. Mas, de facto a cozinha não é para ela, a Madalena gosta mesmo é de histórias e teatros!!
Assim, eu e o Lourenço, este sábado, deitámos mãos à massa e sairam estas maravilhosas madalenas... talvez em honra da nossa pequena contadora de histórias...


Ingredientes para 16 madalenas:
70grs de amêndoas sem pele
70grs de nozes descascadas
200grs de açúcar amarelo
3 claras de ovo
3 gemas de ovo
210grs de creme vegetal
260grs de farinha tipo55
1 colher de chá de fermento
(receita adapatada do livro "Do Convento para a Bimby")

Preparação na bimby:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar as amêndoas e as nozes no copo e triturar na velocidade 9. Retirar e reservar.
No copo bem limpo, deitar as claras com a borboleta colocada e bater durante 3min./ vel. 3 1/2. Retirar e reservar.
Ainda com a borboleta, colocar no copo o açúcar, as gemas e o creme vegetal e programar 2min./37ºC/vel.4. De seguida, programar mais 2 minutos.
Adicionar as amêndoas e as nozes trituradas, a farinha e o fermento e envolver 15seg./vel.3. Adicionar as claras batidas em castelo e envolver 6seg./vel.3. 
Encher as formas de queques, previamente untadas com manteiga e farinha, até 3/4 e levar ao forno 20minutos.
Bom apetite!

Preparação tradicional:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater as claras em castelo e reservar.
Triturar as amêndoas e as nozes e reservar.
Numa taça, deitar o açúcar, o creme vegetal e as gemas e bater. Depois de obter um creme esbranquiçado, juntar as amêndoas e as nozes já trituradas e envolver. Juntar a farinha e o fermento e bater. No final, envolver as claras em castelo sem bater. Encher as formas de queques, previamente untadas com manteiga e farinha, até 3/4 e levar ao forno por 20 minutos.
Bom apetite!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Narsilion - Arcadia

Este post é um candidato ao Melhor post do Mundo, da Limetree,  “https://limetr.ee/br/home”

"Welcome, o voyager, to this new light that now shines before your eyes... enter with no fear and let your imagination fly away, beyond the limits of reality... where the winds dance close to their memories and the lakes become eternal in the hands of their mysticism... feel free to wonder through our magic path and may the ancient woods spread wisdom over you through your everlasting journey... it´s time to dream forever... in the land of the silver tears... " 
Narsilion




Andava já há algum tempo à procura deste álbum que pensava perdido no meio de tantas mudanças de casa. Ontem, finalmente encontrei-o. Estava ali, onde devia estar, como que a dizer que era agora a hora de o encontrar e não antes. Este álbum dos Narsilion faz-me viajar para outro tempo, outra realidade, e às vezes preciso mesmo de o ouvir para encontrar alguma paz. Nunca encontro essa paz, porque ele me deixa ainda num maior turbilhão. À procura de qualquer coisa que nem sei bem o que é, uma necessidade de mudança, uma catárse! Mas eu sou mesmo assim.
Parece que já lá vivi, em Arcadia, parece-me um regresso a casa...
E, se para mim, nesta fase da vida, o regresso a casa é um regresso à natureza onde possa ser auto suficiente e educar os meus filhos numa relação direta com o que é natural, longe do consumismo absurdo e dos bens materiais, então esta música serve-me de inspiração diária. Preciso de encontrar a minha Arcadia.
Ontem, em casa com o Lourenço, estivemos a ouvir esta música e para meu espanto, também ele vibra com esta melodia. Parece que passa para outra dimensão. Ainda consegui apanhar esse momento, depois de umas pinturas "guerreiras"!!



Mas o Lourenço é assim mesmo. Um doce, uma ternura, sempre a precisar de colo, mas que vibra com "O Senhor dos Anéis" e "Avatar", os homens azuis, como ele lhes chama.

quinta-feira, 1 de março de 2012

A horta: cenouras e brócolos... e caracóis!

Pois é, o ataque dos caracóis levou a melhor. Quase que destruiam a horta por completo. Foi um verdadeiro banquete, para os caracóis, claro!
Tivemos que dar luta à bicharada e a família juntou-se, armada de caixa de cerveja, e convidou os caracóis a um mergulho. Conseguimos eliminar a população de caracoletas aqui da horta, e agora a coisa está mais calma. Dos brócolos que tinha semeado sobrou muito pouco, mas consegui transplantar três pézinhos que agora estão a crescer. As cenouras estão mesmo bonitas e daqui a nada também já as vou transplantar.



É mesmo bom ver a horta a crescer e ver as crianças a identificarem cada coisa no seu vaso, mas esta história dos caracóis não ficou por aqui. Somos uns corações moles e não conseguimos continuar a matar caracóis uns atrás dos outros, mas também não podemos deixar que nos devorem a horta. Então, a pedido dos mais pequenos, daqui para a frente, apanhamos os caracóis e devolvemo-los à mãe natureza bem longe da nossa horta. E claro, com tanta curiosidade instalada resolvemos construir um terrário onde colocámos três caracóis que vamos alimentando e observando ao longo dos dias. A pesquisa na internet também foi produtiva e aprendemos muita coisa sobre os caracóis. Depois conto...