terça-feira, 7 de maio de 2013

Simetrias

Estamos a trabalhar as simetrias com o Lourenço no programa de matemática. Embora seja um conceito já  falado cá em casa, nunca o tínhamos aprofundado com ele. A "turma" participou toda e todos eles deram sugestões.
Começámos por usar os lápis de cor. Dobrámos uma folha ao meio de forma a apenas marcar o meio e fizemos desenhos num dos lados. Depois, dobrámos a folha e decalcámos o desenho para o outro lado. De seguida, passámos com o lápis por cima do resultado e pintámos ao gosto de cada um.


As segundas tentativas foram com aguarelas. Trabalhámos da mesma forma que com os lápis, mas usámos aguarelas. O Simão fez uma simetria especial, mas pelo menos participou na atividade sem destruir tudo à sua volta.


Depois, achei que os miúdos iriam gostar de ver o efeito das manchas de Rorschach e para estas usámos guaches para que as tintas se misturassem apenas quando dobrássemos o papel. Foram as preferidas deles, claro. O Simão quis também fazer e acabou eufórico com o resultado. As dele são a segunda da coluna da esquerda :) no primeiro conjunto, e no segundo conjunto é a primeira pintura da coluna da esquerda também.



No final o Lourenço fez uns recortes. Dobrou a folha ao meio, desenhou alguma coisa e depois recortou. Isto foi o que saiu.


E assim estudámos as simetrias de uma forma divertida. Percebemos que temos que ter um eixo a partir do qual se desenha a simetria e que se podem fazer coisas muito engraçadas...

4 comentários:

  1. Raquel bom dia, sou a sofia mae do ze pedro da quinta verde e tambem "mãe" da ariane que está muito bem de saúde e feliz e muito meiguinha....
    vou arrendar a casa de nafarros mas gostava de saber da vossa experiência utilizaram agencia?
    a vossa experiência é importante para mim... obrigada,
    sofia r.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá sofia, envia-me o teu mal para te poder responder.

      Eliminar
    2. sofia.rodrigues@cm-cascais.pt
      muito obrigada:)

      Eliminar
  2. Ι'd like to thank you for the efforts you have put in penning this website. I'm hoрing to cheсk out the ѕame hіgh-graԁe blog poѕts bу you later on
    as well. Ιn truth, your cгeative writing abilitіes haѕ motivated me tо get my own blоg now ;)

    My weblоg ... sfgate.com

    ResponderEliminar