terça-feira, 13 de agosto de 2013

O verão na nossa horta

Aqui por casa andamos em velocidade de verão e o blog também. Com calor lá fora quem é que quer sentar-se à frente do computador a escrever?
Não vou aqui ficar muito tempo, hoje. Passei aqui para deixar umas fotos da nossa horta agora no verão. Às vezes parece que não se passa lá nada, mas quando vejo as fotografias mais antigas percebo como tem crescido a nossa pequena grande horta.
Não temos muita coisa, mas o que temos é simplesmente delicioso e totalmente biológico. Era isso que eu queria quando a comecei. Podia ter muito mais variedade, mas sozinha a tratar da de tudo é muito difícil fazê-la crescer em tamanho. Regar é das tarefas mais difíceis para mim porque como ainda não temos um sistema de rega retiramos a água do poço com um balde e se não fosse a boa vontade do meu homem já a horta tinha morrido de sede. Da última vez foram 60 baldes de água puxados a força bruta pelo meu herói!!!
Deixo-vos com uma pequena amostra do que por aqui temos. 
Boas férias!!!




Os nossos doces morangos que, quando regados em condições ficam com este aspeto magnífico.


As curgetes, os tomates e o feijão verde.


Os alhos, minúsculos mas saborosos. Dão uma trabalheira desgraçada a descascar por serem tão pequenos, mas vale a pena o esforço.


As beringelas, nasceram 4 e não cresceram muito mais do que isto, mas não interessa, aceito o que a natureza me der.


Couve coração ao lado de uma aromática, arruda.


Aqui está um exemplar das muitas curgetes que temos tido. Todos os dias lá está uma à minha espera. É a base das nossas sopas todas!!! 


Uma das poucas alfaces que consegui ver crescer. Não sei porquê, nunca consigo ter alfaces em condições, grelam todas antes de crescerem. Acho que têm pouca água...


Uma pequenina meloa que espero que ainda cresça.


Um maracujá que para o ano é capaz de dar qualquer coisa.


Dois brócolos que sobreviveram aos piolhos e que estão agora a dar flor finalmente, junto a uma alfazema ainda muito pouco desenvolvida.


Couve galega concerteza. Apanho as folhas de fora para os nossos pequenos almoços.


Os tomateiros! São uma delicia, os frutos que temos tido. Só eu e a Madalena é que gostamos de salada de tomate, mas quando há maior quantidade faço sopa de tomate e todos comem.
Os pimenteiros  e as beterrabas nem cresceram, ainda vou descobrir o segredo deles e para o ano tento de novo. O manjericão está escondido debaixo das folhas dos tomateiros mas deixa um cheiro delicioso no ar e sabe ainda melhor.


Aqui temos o nosso guerreiro Lourenço junto ao feijão verde e curgetes que estão no canteiro das aromáticas. Temos crávos túnicos, ainda pequenos, segurelha, erva cidreira, oregãos, hortelã e girassóis ainda pequenitos, ainda nem deram flor. Aqui cresce tudo muito devagar, ao sabor do tempo, sem pressas, como as crianças.

3 comentários:

  1. Olá ! Também tenho uma casinha em Fontanelas e gostava de começar a cultivar uma hortinha, como o terreno é muito arenoso parece-me que só as abóboras, courgetes e cenouras se dão bem nesse tipo de solo.
    Reparei que o teu terreno também é arenoso mas que fazem uma espécie de cama com outra terra.
    Com base na tua experiência que legumes se dão melhor aí com esse tipo de solo e clima ?
    E achas que é mesmo imprescindível fazer uma cama de terra mais rica em todos os legumes ?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá koklikô. Obrigada pela tua visita. De facto o solo aqui é arenoso e dá algum trabalho torná-lo produtivo. Faço sempre uma espécie de regos ou canteiros com terra e estrume e só depois faço as sementeiras diretas ou planto os pés definitivos. Desta forma conseguimos ter quase tudo na nossa horta. Tudo cresce, devagar, mas vai crescendo. Também uso uma espécie de mulching para reter melhor a humidade na terra. Se quiseres aparece por aqui um dia. Se tiveres crianças, trá-las contigo!!! Um beijinho, Raquel

      Eliminar
    2. Obrigada Raquel pela resposta e pelo convite :)
      Chamo-me Dulce e tenho duas filhas uma de 8 e outra com 2 ( quase 3 anos ).
      Olha que sou rapariga para aceitar o convite pois gostava muito de ver a tua horta já que gostava muito de plantar algumas coisas lá no terreno; embora ainda não estejamos aí a viver, por enquanto ainda é casa de férias e fim de semana espero que num futuro próximo passe a permanente :)
      Deixo-te o meu mail para onde poderás mandar o teu contacto e depois eu envio o meu se concordares.( dulcepedroso76@hotmail.com )
      Obrigada mais uma vez

      Eliminar