quinta-feira, 17 de outubro de 2013

HERÓI com maiúscula!!

Sir William Wallace
O Lourenço é um menino com 7 anos que gosta de todos os filmes que tenham espadas e lutas. Quanto mais lutas melhor, e guerras! Adora guerras!!! E este menino acorda todos os dias de manhã e salta direto da cama para cima de mim. Sim, levanta-se e vem abraçar-me. É, dos meus 3 filhos, aquele que mais colo precisa. Gosta de beijinhos e abraços quando os outros fogem só com a ideia de eu os poder agarrar.
Aos 3 anos via o Senhor dos Anéis todos os dias e hoje, com 7 anos, já viu filmes como Tróia, O Gladiador, Braveheart, Piratas das Caraíbas, O Rei Artur, Robin Hood. Nas suas brincadeiras diárias veste-se de um determinado herói e encarna-o. Já foi Aquiles, Maximus, Alexandre o Grande, William Wallace, Jack Sparrow, Aragorn... Os dias do Lourenço são passados a lutar. Sempre de espada na mão e vestido a rigor. Sempre. Para sair de casa é preciso avisar com antecedência para que possa despir a máscara e voltar a ser o Lourenço.
Mas, com 7 anos, sabe quem foi William Wallace e como morreu pela liberdade de um povo, sabe quem foi Aquiles e conhece a história da guerra de Tróia como muitos adultos não conhecem. Até sabe o que é o Cavalo de Tróia e porque se chama calcanhar de Aquiles ao dito! Sabe quem foram os Vickings, onde fica a escandinávia e também como viviam, lutavam e quais as cerimónias fúnebres deste povo. Conhece os Romanos, as roupas que usavam, as armaduras, que acreditavam em mais do que um Deus, e quem era César.
Mas, no entanto, o Lourenço só sabe escrever com letras maiúsculas. Só usa letras maiúsculas na sua escrita e não sabe ou não quer desenhar as outras. Já houve uma altura em que me esforcei para que isso mudasse, mas há muito pouco tempo desisti. Sim, desisti. A única razão que eu encontrava para obrigar o Lourenço a usar letras minúsculas era a pressão social e a pressão dos exames. Hoje decido que não quero saber de pressões sociais nem de exames para nada. O Lourenço é muito mais do que letras! O Lourenço é um menino com capacidades extraordinárias para tantas outras coisas, porquê torturá-lo com uma coisa que não passa de uma convenção social? 
Hoje assumo isto! Não é essa incapacidade que vai fazer dele uma pessoa menos válida. Sabe escrever! Sabe ler! Sabe comunicar! E acima de tudo, sabe sonhar!! Tantos de nós que já perderam essa capacidade... Só não sabe desenhar letras minúsculas! Ridículo, não é? Ridículo deixarmos que esta sociedade da treta nos imponha este tipo de coisas. 
A partir de hoje o Lourenço vai ser mais livre, porque eu o liberto e assumo essa liberdade!!! 
Obrigada José Pacheco por me teres ajudado a ver!!!

11 comentários:

  1. boa....nos meses em que estivemos a fazer uma espécie de ensino em casa abortamos muitas coisas!!! assim sem dó nem piedade! a verdade é que percebemos que aprendíamos muito mais quando nos libertávamos e concluimos que tínhamos mais sucesso por exemplo quando misturávamos exercicios que nos obrigassem a mexer com a dita matéria ( conhecer por exemplo letras). este ano integrado numa escola parece-nos que tivemos sorte com a professora que diz o miudo cá de casa faz magia porque logo no inicio do ano fazia aparecerem letras dentro do aquário da tartaruga da sala ou em estojos dos meninos...e na reuniao disse aos pais que não lhe interessava para nada se um aluno fizesse o sete com traço ou sem era um sete na mesma e que o papel dela era saber conhecer o menino que tinha à frente e estimula lo para o trabalho sendo que não iam andar ao mesmo ritmo ( aprendem as letras em pequenos grupos a turma não é homogeneizada no fim assim ou assado terão mais ou menos todos competencias similares)......
    parabéns pela conquista...esta capacidade de admitir e saber desistir de uma coisa que não está a resultar é uma bela e uma grande conquista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte a vossa terem encontrado essa professora. Felizmente há muita gente fantástica aí pelo mundo. Só há pouco descobri quem é José Pacheco e estou fascinada. Um homem fascinante que me fez ver as coisas de uma forma ainda mais radical. A vida é mesmo feita destas pequenas conquistas!

      Eliminar
  2. E QUEM ESTA INTERESSADO NA FORMA DAS LETRAS, DESDE QUE SE CONSIGA LER O QUE ELAS NOS QUEREM TRANSMITIR ...
    A maior parte dos adolescentes passam de uma escritura cursiva a uma semi-imprensa a certa altura da sua vida ..
    VIVA O LOURENçO GRANDE

    ResponderEliminar
  3. Lourenço... LUTADOR, como o menino que conheci tão pequenino (tinha menos de ano, se não me falha a memória) e já tinha essa capacidade de luta. Tão lindo e tão parecido com o meu João naquela idade... e a passar por uma situação semelhante à que o meu lutador tinha passado com aquela idade.
    Lourenço - o Livre.
    Gosto de vocês e admiro-vos.
    Obrigada por partilharem as vossas vivências!

    ResponderEliminar
  4. A minha filha começou a escrever as letras minúsculas e não queria nada com as maiúsculas, agora anda ao contrário (só escreve o "i" minúsculo)... eu tenho a certeza de que algum dia o Lourenço vai escrever as letras minúsculas... mas também se não escrever, não faz mal... é apenas e somente uma particulariedade dele.

    ResponderEliminar
  5. parece que está tudo no lugar certo: o importante, o dispensável... Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler o teu post Raquel! Mostra principalmente uma mãe que aceitou a particularidade do filho e não mais está preocupada com o que a sociedade vai falar. E quando assim é o Lourenço sente, percebe e aceita-se como é. Vive mais FELIZ. Parabéns!
    Este post também serviu para mim. Para refletir em exigências que às vezes faço ao F. e que se calhar são meramente impostas pela sociedade, pelos pré-conceitos que nos foram impostos, pela formatação qu eé dada pela escola e não respeitam a singularidade do meu filho. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ainda tenho tanto para aprender, tanto para andar, mas devagarinho chego lá! Obrigada pelas tuas palavras.

      Eliminar
  7. também esbarramos com a escola da ponte ano passado quando me pus a sugar tudo quanto podia....

    ResponderEliminar
  8. Lindo Raquel ... Amo os teus filhos livres, somos todos seres fabulosos quando deixamos a nossa liberdade criativa submergir às convenções. Continua o teu caminho e aprendizagem. O steus filhos são lindos e vocês também

    ResponderEliminar