quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Novembro na Horta

Será que vou conseguir organizar-me e fazer os dias render para poder passar umas tardes na horta? Os dias são sempre pequenos, pelo menos para mim, mas agora então, são minúsculos. Agora, perto do final do outono, começa a haver muito trabalho para fazer na horta e para conseguir fazer tudo atempadamente tenho mesmo que me organizar.



Hoje foi dia de arranjar os morangueiros. Arranquei os antigos, arranjei-os, tirando-lhes os filhos com raiz agarrada e agora estão à espera de ir para a terra novamente. Mas enquanto esperam estão aconchegadinhos que nem bebés friorentos numa cova que eu fiz para irem ganhando mais raiz. Preciso de encher os buracos antigos com terra nova e estrumada e depois é só plantar os novos morangueiros.


Os cravos túnicos já estão a secar quase todos e estava na hora de apanhar aqueles que já estão secos para retirar sementes.


Cortei-os, levei-os para casa e com a ajuda do pequeno Simão retirámos as sementes aos cravos. Estas sementes vão para a terra assim que chegar a primavera e já nem temos que as comprar. Aquelas que entretanto caíram no chão vão dar novos cravos assim que o calor chegar. 


Ainda este mês e início de dezembro é tempo de semear as favas, as ervilhas, os alhos, os espinafres, os nabos, os rabanetes e a salsa. Plantar couve-galega, couve repolho, couve brócolo, cebolas e os morangueiros. Terei tempo para tudo? Até dezembro, na horta!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário