quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Entre Lãs e Agulhas se Faz uma Bolsa

Na semana passada começámos um projeto de um tear de cartão. Achei que talvez fosse divertido mas não julguei que o entusiasmo fosse tanto. Até o Simão quis participar!
A Madalena quis fazer uma bolsa para o seu telemóvel e o Lourenço uma bolsa para o dinheiro que vai ganhar com a venda dos seus jornais e livros de histórias. Esta ideia dos jornais e histórias irei falar num próximo post.

Vou deixar-vos aqui as intruções de como construirem um tear e uma bolsa.
Comecem por cortar um cartão maior do que as dimensões do telefone.





De seguida, deverão marcar pontos com um intervalo de 0,5 cm nas margens superior e inferior do cartão. Com a tesoura, cortar 0,5cm de comprimento, a partir de cada um dos pontos marcados.
Prender a linha na primeira ranhura superior,com um nó. Passar a linha na vertical em cada ranhura da esquerda para a direita de forma a que fiquem paralelas umas às outras passando por trás dos cortes para ir passando a lã. 



Com uma agulha e lã ir passando alternadamente, por cima e por baixo de cada fio da teia. Repetir fila a fila até preencher todo o cartão, mas passando agora por cima onde se passou por baixo e vice versa. 




No final, rematar a linha com um nó e escondê-la dentro do tecido feito. Retirar a lã das argolas feitas inicialmente sem nunca cortar o fio, apenas desmontando o tear. No final, puxar a bolsa para fora do cartão e realizar os acabamentos em cima e no fundo.
Divirtam-se!!



(ideia e instruções retiradas do livro de educação tecnológica do 2º ciclo)

4 comentários:

  1. Que giros que ficaram!
    Lembro-me de fazer um estojo com essa técnica em trabalhos manuais quando andava na escola. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel!!
    Lembro-me de fazer isto na escola, no 5.º ano, adorava!!! Muito giro para fazer com os miúdos. Quem sabe começou assim o meu gosto pelas linhas e agulhas!!
    Escolhi-te para participar no desafio TAG.
    Passa pelo meu blogue, depois quero ver essas respostas.
    http://avidanoparaiso.blogspot.pt/2014/01/desafio-tag-about-me-you.html
    Beijinhos do Paraíso *-*

    ResponderEliminar
  3. A minha carteira, com cerca de 20 anos, ainda anda perdida por casa da minha mãe.
    Parabéns , mais uma vez, por estas atividades tão educativas.

    Xaninha

    ResponderEliminar