quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A de Açúcar e Também de Amor

Esta semana na revista do jornal Expresso saiu uma reportagem sobre os perigos do consumo de açúcar. Não era nada que não soubesse-mos já cá em casa. Para nós é uma tomada de consciência constante e diária, tentando fugir das prateleiras de supermercado que nos oferecem, e aos nossos filhos, pacotes de veneno embalado com cores atraentes e sabores tentadores. 
Tento fazer em casa bolos e bolachas sem açúcar usando alternativas saudáveis. Alguns funcionam na perfeição, mas outros nem por isso, e para o paladar das crianças nada bate o sabor do açúcar. Acabei a não comprar qualquer tipo de bolachas doces e os miúdos a comerem bolachas de milho e de arroz.
Mas de facto não acredito em fundamentalismos de nenhum tipo, pois não acredito que funcionem a longo prazo. O mais proibido é o mais apetecido e é preciso encontrar um meio termo, pois simplesmente sei que nenhum tipo de proibição neste campo leva à felicidade ou a relações saudáveis. Se puser na balança o que é mais importante para mim, se a alimentação saudável, se a relação que tenho com os meus filhos, então não tenho dúvidas, voto na nossa relação! Sempre!
Há uns tempos alguém me perguntou com um ar indignado se os meu filho de três anos escolhia o que queria comer. Eu respondi que sim! Claro que sim! Se eu lhe puser o prato da sopa à frente e ele disser que não o quer, que vou fazer? Enfiar-lhe um funil pela boca abaixo e entornar a sopa lá para dentro? De facto, fico com a certeza que ele comeu os legumes todos se o fizer, mas será que construí algo de positivo na nossa relação? Acredito que não. Aliás, acredito que cada vez que o obrigo a comer a sopa estou a destruir algo muito mais valioso do que uma mão cheia de nutrientes. Normalmente, quando me diz que não quer sopa, pergunto o que ele quer. Muitas vezes diz que quer papas de aveia. Venham elas! Ficamos todos felizes e comemos uma refeição em paz, sem birras, e quando ele quiser a sopa vai dizer. E perguntam vocês o que faria se ele quisesse comer bolachas. Já aconteceu. Dei-lhe bolachas. Mais tarde comeu a sopa. Já não entro neste tipo de guerra. Já entrei, mas não resultou e não trouxe nada de bom para a nossa convivência diária.
O Lourenço, por exemplo, detesta batidos verdes, não pode nem vê-los. Durante um tempo bebeu, contrariado, infeliz mesmo! O pequeno almoço era uma tortura. E para quê? Por uma mão cheia de fruta e espinafres? Não! Um dia achei que bastava! Acabaram-se os batidos verdes para o Lourenço. Agora, vejo-o passar na cozinha e levar uma peça de fruta para o quintal. Isso deixa-me com o coração cheio. Afinal ele come fruta e pode não encher a barriga de enzimas e vitaminas logo pela manhã, mas enche o coração de amor e alegria. E um dia talvez aprenda a gostar de batidos verdes. Talvez!
Um dos truques que aprendi é que só devemos ter em casa coisas que eles possam comer em qualquer altura. Se achamos que não devem comer, então não compramos, não temos em casa. Simples. Normalmente os meus filhos não têm horas estipuladas para comer. Claro que fazemos refeições em conjunto, mas se chegarem à mesa sem fome porque comeram duas bananas antes do almoço ou mesmo umas quantas bolachas, paciência. Comem um prato de sopa e vão à vida deles comendo melhor na refeição seguinte. Para nós tem funcionado bem desta forma, evitando muitas discussões à hora das refeições.  Acredito que funcionando desta forma estou a respeitá-los e também à nossa relação.
Por estas razões e porque ao mesmo tempo me preocupa o que eles comem, comecei a fazer bolachas e bolos em casa, com açúcar. Eles ficam felizes e eu fico descansada porque sei que o que estão a comer é de boa qualidade. Acredito que crescerão saudáveis se lhes dermos um bocadinho de açúcar de vez em quando misturado com muito amor.


Biscoitos de chocolate com açúcar mascavado:
(receita feita na bimby)
100g chocolate negro com 70% cacau
250g farinha de espelta
70g açúcar mascavado escuro
100g manteiga (podem usar 80g de óleo de coco)
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pulverizar o chocolate até ficar em pó 10SEG/VEL9.
Adicionar os restantes ingredientes e misturar 25SEG/VEL6.
Estender a massa numa superficie polvilhada com farinha e com a ajuda do copo de medida, cortar as bolachas.
Levar ao forno  cerca de 20 minutos.
Bom apetite!!
(receita de bolachas de chocolate adaptada do livro base da bimby)

3 comentários:

  1. Olá Raquel,
    Não imaginas o quanto gostei de ler o teu post. Gosto da sinceridade e da forma simples e descomplexada com que falas deste assunto, que realmente, para a maioria das pessoas, e para mim, acaba por ser uma grande batalha.
    Para mim é um tema difícil, pois tenho o F que é muito chato para comer e sem dúvida, às vezes a refeição é complicada. Muitas vezes fico na dúvida entre aquilo que acho que devia fazer, que era: Bem se não quer comer não come. Deixa-o. Comerá outras coisas! E aquilo que está convencionado e que me dizem muitas vezes para fazer: "Ele tem 7 anos, já deve saber comportar-se à mesa, tem de comer tudo. Tem de comer legumes, tem de comer pela sua mão, tem de comer o que lhe pões à frente e sem fazer birras. Às vezes é mesmo muito difícil, saber onde está a fronteira, o correto e o errado! Obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel,

    Parabéns pelo seu blog! É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

    Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

    E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )


    Estamos à sua disposição!
    Wagner Silva (info@mytaste.pt)

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler o seu post e não pude deixar de comentar. É que cá por casa acontece o mesmo! Nunca forçei a comer. Se quer sopa, come. Se não quer, coloca-se o prato de lado e come outra coisa.:)
    Em relação ao açúcar cá por casa cortámos com os produtos de supermercado carregadinhos de açúcar. Quando nos apetece um doce, colocamos as mãos na massa e fazemos nós.
    Parabéns pelo blog, "cheguei" hoje aqui mas já me identifico e muito com algumas coisas que escreveu. :)

    ResponderEliminar