quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Deusa que Esculpiu o Homem

"Houve um momento já perdido na memória do tempo em que a terra se separou do Céu. Embora já houvesse rios, mares e lagos, montanhas, vulcões, pássaros, peixes e árvores de fruto, não existia ainda um único ser humano à superfície da Terra.

Foi então que uma Deusa deixou a sua morada celeste e quis saber como se vivia nesse planeta azul que, à distância, parecia tão calmo e tão apetecível para viver.
A Deusa gostou do que viu e ouviu, do que provou e cheirou, mas, ao fim de alguns dias, sentiu-se profundamente só, pois não encontrava ninguém que, assemelhando-se a ela, pudesse ser parceiro numa conversa ou num jogo. Foi então que se sentou na margem de um rio e, querendo ocupar o tempo, começou a moldar uma figura com a terra barrenta que abundava junto dos seus pés. Como não tinha um modelo para copiar, foi-se guiando pela sua própria imagem reflectida na superfície da margem das águas.

Quando a pequena escultura ficou concluída, deu conta de que lhe faltava vida. O boneco que acabara de moldar não falava, não ria, não respirava, não tinha vida em suma. Foi então que lhe passou a mão pelo rosto, ao mesmo tempo que lhe cobria o corpo de barro com o seu sopro divino. Nesse mesmo instante, a pequena escultura começou a ensaiar minúsculos passos em seu redor, tentando, ao mesmo tempo, pronunciar algumas palavras quase indecifráveis. Esse foi, tanto para a Deusa como para a figurinha acabada de esculpir, um verdadeiro momento de magia, daqueles que nem a mais fértil imaginação consegue  antecipar." (...)

José Jorge Letria, Lendas da Terra, Terramar







Sem comentários:

Enviar um comentário