sábado, 22 de março de 2014

Medalhões de Quinoa e Grão



A Quinoa, não só é rica em proteínas, como essas mesmas proteínas são, por si só, completas, isto é, contêm todos os nove aminoácidos essenciais. Estes nove aminoácidos são aqueles que o nosso organismo não consegue produzir e que tem que ir buscar aos alimentos. Mas poucos são os alimentos que nos podem fornecer esses nove aminoácidos e a quinoa é um deles.
Para além do equilíbrio dos seus aminoácidos, é particularmente rica em lisina, um aminoácido fundamental para o crescimento e para a boa manutenção dos tecidos.  Esta particularidade torna-a especialmente importante para os que se preocupam com uma ingestão adequada de proteínas mas que não consomem alimentos de origem animal.


Ingredientes para 20 medalhões:
15g coentros
800g água
220g batata para fritar cortada em pequenos pedaços
150g quinoa em grão
25g azeite
2 dentes de alho
200g de grão cozido
sal e cominhos q.b.
1 colher de chá de caril suave

Preparação na bimby:
Colocar no copo os coentros e picar 2SEG/VEL7. Reservar.
Colocar no copo a água e o cesto com a batata e a quinoa e cozer 15MIN/100º/VEL3. Retirar o cesto com a ajuda da espátula e deixar escorrer. Reservar.
No copo limpo colocar o azeite e o alho e picar 2SEG/VEL8. Adicionar o grão e refogar 5MIN/VAROMA/VEL COLHER INVERSA.
Adicionar a batata, a quinoa, o sal, os cominhos, o caril e misturar 10SEG/VEL3. Moldar pequenos medalhões com duas colheres de sopa e fritar numa frigideira antiaderente previamente untada com azeite. Servir com uma salada.
(receita adaptada da revista Bimby de Março de 2014, "Medalhões de Quinoa")

Sem comentários:

Enviar um comentário