quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Cores

Depois de 4 meses de férias do blogue apeteceu-me voltar. A ideia não era deixar de escrever completamente, mas o tempo foi passando e a vontade era pouca. Agora, com o regresso à escola e com novas ideias na cabeça, já faz sentido aqui voltar.
O meu último post foi sobre os exames, aqueles exames que as crianças em ED têm que fazer obrigatóriamente. A todas as disciplinas. Correram bem, se é que isso realmente importa e a  Madalena está agora no 7º ano e por sua decisão foi para a escola. Foi voar com as suas próprias asas, aquelas que andámos anos a fortalecer, foi ter novas experiências, sempre com a possibilidade de voltar se assim quiser.
Os rapazes continuam em casa e é sobre as suas experiências e feitos que aqui irei falar. Continuam a ser guerreiros, cavaleiros, índios, astronautas, animais selvagens e às vezes também são um bocadinho alunos. O Simão continua a fazer o que quer o dia inteiro, ou seja, brincar! O Lourenço faz uns intervalos para trabalhar, mas este ano estamos a experimentar uma nova abordagem. Não comprámos manuais e estamos a basear-nos apenas nas metas curriculares. Está a ser muito mais divertido! Até a escrita, que é o grande desafio do Lourenço, está a sair com mais arte! 
Começámos o nosso ano letivo com muita calma e de pincéis na mão, como eles gostam. Acho que este ano vamos ter os pincéis nas mãos muitas vezes... 
Estudámos as cores primárias e as secundárias, misturámos cores para ver o que davam:


Fizemos desenhos com cores quentes e desenhos com cores frias:




Recortámos os desenhos em forma de triângulo (podia ter sido qualquer outra forma, mas aproveitámos para perceber que existem tantos tipos de triângulos...) e voltámos a colá-los numa cartolina preta, como se fossem peças de um puzzle.



 Foi divertido! Aprendemos imenso e fizemos coisas que gostamos.
Até breve!

4 comentários:

  1. Fico muito contente por ter notícias vossas. Grande início de ano! Uma nova etapa para a Madalena. Um grande beijo para ela. Voar para crescer!
    Um fantástico ano letivo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho Francisca!
      Mudanças e mais mudanças. Desapego... :)

      Eliminar
  2. Boa-noite, Raquel!
    Louvo a tua dedicação (e coragem!!!) para assumir a escolarização dos teus filhotes.
    Beijinho de Bom Ano!

    ResponderEliminar