segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Matemática com jogos - Jogar bingo com contas pode ser tão divertido...

Nunca tentei que o Lourenço ou a Madalena soubessem a tabuada de cor, embora eu a saiba e goste disso. É uma das muito poucas recordações felizes que tenho do meu avó, pois foi com ele que a aprendi.
 Todos os dias de manhã enquanto ele fazia a barba, eu e a minha irmã jogávamos ao jogo da tabuada, ele perguntava e nós respondíamos. Para dizer a verdade sempre adorei saber a tabuada de cor e também as capitais dos países de todo o mundo, mas era eu que queria aprender. Era eu que fazia listas em papel com países e suas capitais, adorava saber todos os ossos do corpo humano, sabia a constituição das plantas e sabia um montão de bandeiras de diversos países. 
Se os meus filhos quisessem saber a tabuada, ou qualquer outra coisa, teriam todo o meu apoio, mas obrigá-los a saber determinada coisa apenas porque acho que poderá ser útil, não é mesmo o que me apetece fazer. 
De qualquer forma, o Lourenço não decora nem os nomes dos amigos, quanto mais a tabuada. Mas no Natal recebemos um jogo de Bingo e as primeiras vezes que jogámos ainda achámos alguma graça, mas pouco tempo depois percebemos que já não dava pica. Então, criei uns cartões com contas de multiplicar e algumas somas cujos resultados são os números do bingo, ou seja, resultados entre o 1 e o 90. 
A forma como o Lourenço chega ao resultado é totalmente livre e muitas vezes chega lá de formas bastante originais, mas a mim apenas me interessa que ele seja capaz de resolver os problemas, não me interessa a forma como o faz.
E hoje foi assim que começámos o nosso dia, eu e o Lourenço, porque o Simão e o Matias brincaram junto à lareira. 






Sem comentários:

Enviar um comentário