quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Panquecas sem Trigo

Já fez um mês desde que deixei de comer trigo. Decidi fazer esta experiência por diversas razões, mas principalmente para sentir os resultados no meu corpo e porque adoro este tipo de desafios. Sinto-me mais leve e com um raciocínio mais claro e mais rápido. Claro que não há milagres para alguém que vive com 4 crianças 24 horas por dia, não há falta de trigo que traga alguma sanidade mental, mas ainda assim noto diferença. 
Os rapazes queriam panquecas, como querem tantas vezes, e decidimos inventar uma mistura de farinhas para experimentar. Usámos cevada em grão e fizemos a farinha em casa, depois juntámos um pouco de farinha de espelta e um pouco de farinha de milho. Usamos sempre as farinhas e os grãos da Próvida porque são fáceis de encontrar aqui ao lado de casa e o preço é bastante acessível para bio.

Aqui ficam as quantidades para 12 panquecas:
150g de farinha de cevada
100g de farinha de espelta 
50g de farinha de milho
70g de manteiga
400g de leite de arroz (agora fazemos em casa)
2 ovos

O resto já sabem. Deitar pequenas porções do preparado numa frigideira bem quente. Virar quando soltar e retirar quando soltar o lado 2. Usámos mel para adoçar e não sobrou nem uma.
Agora a derradeira confissão: o Matias também comeu. Não era suposto, mas achei que lhe faria pior ficar a olhar e a babar e a resmungar do que comer um bocadinho. Muitas coisas temos que comer às escondidas, mas hoje demos uma abébia e mesmo sem um único dente ele adorou!
P.S. Conseguimos guardar 2 panquecas para a mana Madalena comer quando regressasse da escola e ela disse que estavam deliciosas.



3 comentários:

  1. O tempo passa nesmo a correr, sobretudo nestas idades. Até já come panquecas! :) Parece-me uma receita muito boa, tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  2. As panquecas ficaram com muito bom aspecto! De vez em quando também gosto de comer panquecas, faz parte da minha lista de "comidas de conforto". Ultimamente tenho feito uma receita que leva flocos de aveia e trigo, mas queria experimentar substituir o trigo por outra farinha. Da última vez, aumentei a quantidade de aveia e consequentemente diminuí o trigo. Inspirada na tua receita irei experimentar substituir o trigo pela farinha de milho.
    Obrigada pela partilha da tua receita :)
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Catarina pela tua mensagem.
    Podes retirar a farinha de trigo sem medos. :). Vais ver que fica muito bom na mesma.
    Ontem fizemos um bolo sem farinha de trigo e muito pouco glúten e ficou delicioso. Não coloquei no blogue porque não deu tempo para fotografar!! :)
    Usámos farinha de espelta, alfarroba e milho.
    Um beijinho

    ResponderEliminar