terça-feira, 17 de maio de 2016

Batidos Verdes - Sobre a Importância de Variar os Verdes ao Longo da Semana e Uma Receita com Beterraba



Variar os verdes ao longo da semana pede algum esforço de organização mas é importante que o façamos. No livro "Green Smoothie Revolution", Victoria Boutenko explica. 
Todas as plantas têm alcaloides nas suas folhas que se consumidos em grandes quantidades podem trazer-nos alguns desconfortos. A natureza deu às plantas esta característica para que os animais ao comerem as suas folhas não as comam até ao fim e vão passando para outras plantas evitando que a longo prazo estas sejam comidas até à extinção. É uma espécie de proteção que a natureza, que sabe bem o que faz, encontrou para que as plantas possam sobreviver. Mas cada tipo de planta tem um tipo diferente de alcaloide, logo, se variarmos as folhas verdes que comemos ao longo da semana evitamos comê-los em excesso e estaremos a consumir quantidades mínimas que nos fortalecem o sistema imunitário. É o princípio da homeopatia.

Se fizerem uma lista com 7 diferentes tipos de verdes para uma semana e os armazenarem em casa, poderão todos os dias escolher um diferente. Se tiverem uma horta, então ainda melhor. Existem algumas plantas espontâneas que poderão apanhar e comer se viverem no campo, mas sobre isso falarei numa outra altura. No caso das aromáticas que têm um sabor muito forte, podem adicioná-las aos verdes comuns em pequenas quantidades para não estragarem o sabor dos batidos. 

Um exemplo para uma semana poderia ser: 
Segunda-feira: espinafres
Terça-feira: alface sem os talos que dão um sabor amargo
Quarta-feira: folhas da beterraba também sem os talos mais grossos
Quinta-feira: acelgas, aproveitando só as folhas verdes
Sexta-feira: folhas de brócolos
Sábado: folhas de fora da couve coração, sem talos. As folhas de dentro são mais grossas e dão uma consistência menos suave.
Domingo: folhas de nabiça sem talos

Todas as folhas verdes interessam, incluindo agriões, aipo, salsa, manjericão. Deixei alguns exemplos dos sabores mais neutros, mas podem experimentar tudo o que seja folhas verdes. Por exemplo, se fizerem um batido de abacaxi, podem ter como base acelgas e temperar com umas folhas de hortelã. Deem asas à imaginação e contem-me as vossas experiências...

Ingredientes:
20 folhas de beterraba sem os talos
3 pêssegos pequenos
2 laranjas
2 bananas
2 colheres de chá de abacate maduro
2 tâmaras sem caroço
Água

Sem comentários:

Enviar um comentário