quarta-feira, 4 de maio de 2016

Como Fazer Mandalas com Pétalas de Flores com as Crianças

Respondendo a uma questão que me é muitas vezes colocada, sobre como consigo que as crianças participem nas coisas que gosto de fazer, a minha resposta é que não consigo, nem quero conseguir.
O meu objetivo ao fazer coisas com os meus filhos é o de nos divertirmos e que eles aprendam a conhecer-se e a perceber o que mais gostam. Parte do encanto de Aprender é que só acontece se estivermos abertos a essa aprendizagem.
Faço propostas, dou ideias, mas muitas vezes não avanço com nada porque simplesmente eles não querem. 
Outras vezes, muitas, maioria talvez, são eles quem fazem as propostas e eu adapto-me. Arranjo os materiais e mergulho no abismo. Para isto, muitas vezes tenho que sair da minha zona de conforto para me dedicar a actividades que para mim são novas e me deixam no papel de quem também está a aprender. Outras vezes, simplesmente avanço com coisas que me apetece fazer e espero que eles se juntem, ou não.
Esta é uma das minhas regras, nunca forçar a participação das crianças nas actividades que me proponho fazer, e por outro lado dar-lhes a possibilidade de aprenderem pelo exemplo. Isto é, se me apetece abraçar uma tarefa, faço-o, e com isto eles vêem-me dedicada àquilo que me apaixona e não há melhor aprendizagem do que essa, a de nos dedicarmos às nossas paixões.  

Estas Mandalas nasceram de uma proposta minha e de uma longa espera pela Primavera para podermos apanhar as flores e criar coisas lindas com elas e como eles adoram um belo passeio matinal, juntámos o útil ao agradável. Apanhámos as flores, discutimos que flores seriam, fomos ver aos livros, falámos sobre as abelhas que felizmente ainda se vêem por aí a polinizar, e fizemos umas lindas Mandalas para dar as boas vindas à Primavera.
Experimentem e depois contem-me como correu!

Como fazer:
Passo 1: apanhar as flores e apenas as flores, para que mais possam nascer e crescer.



Passo 2: retirar as pétalas com cuidado para não se estragarem.



Passo 3: recortar 2 quadrados de película plástica autocolante (daquela que usávamos para forrar os livros da escola) com cerca de 25cm de lado. Uma das folhas vamos usar para colar as pétalas e a outra reservamos para colar por cima no final.
Passo 4: dar asas à imaginação e deixar as crianças fazer o que quiserem. Como podem reparar a Mandalas do Simão nem sequer é uma Mandala, mas para ele tem um significado e saiu-lhe do coração.




Passo 5: colar a segunda folha de plástico autocolante por cima da mandala acabada e enfeitar os vidros de casa.


Sem comentários:

Enviar um comentário