terça-feira, 10 de maio de 2016

Os Benefícios dos Batidos Verdes e Uma Receita Deliciosa





Quando digo que bebo batidos verdes todos os dias há quase 5 anos, as pessoas olham para mim com ar de espanto e perguntam se é bom. Claro que é bom! Se não fosse, eu não aguentaria fazê-lo todos os dias nos últimos 5 anos. 
E depois vem a pergunta, porquê? Porque sabe bem e porque faz bem. Quantos de nós ingerem quantidades suficientes de folhas verdes todos os dias? Poucos! Não conheço ninguém que se levante de manhã, pegue numas quantas folhas de couve, ou acelga, ou espinafres, ou brócolos, e se sente a mastigar com um ar deliciado e que no final se sinta saciado. 
Por outro lado, os vegetais verdes são ricos em celulose o que os torna difíceis de digerir pelo nosso sistema digestivo. Num corpo perfeitamente saudável e sem qualquer défice de nutrientes, a digestão dos verdes faz-se através da saliva e dos sucos gástricos. O problema é que muitos de nós, devido a deficiências nutricionais já não têm quantidade suficiente de sucos gástricos para quebrar a celulose das folhas verdes. Assim, a melhor forma de os ingerir é já mastigados, para simplificar o processo. Mas não me parece a solução ideal.
Por isso, ao destruirmos a celulose das folhas verdes nas liquidificadora e adicionando-lhes frutas doces, fazemos uns batidos saudáveis e saborosos que nos enchem de nutrientes tão necessários ao nosso sistema himunitario e que nos dão energia por muitas horas.

Deixo-vos com uma receita de batido verde e com uma pergunta: o que vos impede de começarem a beber batidos todas as manhãs? Não é uma crítica, apenas uma pergunta. Deixem-me todas as vossas questões aqui nos comentários e eu responderei o mais brevemente possível.
O próximo tema dos batidos verdes será: a importância de variar os verdes ao longo da semana.
Bom apetite!!!

Ingredientes para 1,5 litros de batido:
1 molho de folhas de beterraba
30 uvas Red Globe
2 bananas
1 laranja pequena
1/2 abacate
1 colher de sopa de bagas de goji
água

(parte da informação contida neste texto poderá ser encontrada no livro "Green Smoothie Revolution" da Victoria Boutenko)


4 comentários:

  1. Os únicos seres vivos capazes de digerir a celulose são bactérias. Alguns mamíferos que se alimentam de celulose conseguem fazê-lo porque têm essas bactérias nos seus estômagos. ...São os ruminantes! E isto aprende-se NA ESCOLA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom dia para si, anônimo. E que a vida lhe traga coisas bonitas.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Este sumo é optimo. Experimente e depois conte-me!
      Dentro de poucos dias anunciarei a data de um workshop para quem queira começar a fazer batidos verdes e tenha dúvidas em como fazê-lo. Esteja atenta, e obrigada pela visita.

      Eliminar