terça-feira, 7 de junho de 2016

Uma Espécie de Croissants com Recheio de Tahini de Cacau, sem Trigo ou Manteiga



Há uns dias fizemos uma espécie de croissants com chocolate, e eu digo espécie porque a textura era mais a de biscoitos do que propriamente croissants e não ficaram muito fofos, mas em todo o caso desapareceram num instante. 
Fizemos uma massa folhada adaptada, sem trigo e sem manteiga e usámos para o recheio um Tahini de cacau que já usamos frequentemente noutras receitas. É assim uma espécie de Nutella, mas sem as porcarias todas que a verdadeira e genuína leva. 
Esta é uma receita bem acessível para fazer com as crianças e elas adoram estender a massa, cortar, rechear com chocolate e enrolar.
Espero que gostem, e agora a receita:

Ingredientes:
125g leite de arroz
40g óleo de coco
15g açúcar
225g farinha de espelta
50g farinha de milho
25g farinha trigo sarraceno
1 ovo
1 pitada de sal
1 saqueta de fermento 
Tahini de cacau

Colocar todos os ingredientes numa taça e misturar e amassar muito bem até fazer uma bola. Colocar no frio cerca de 1 hora. No final desse tempo, seguir os seguintes passos:

Passo 1: estender a massa com a forma de um quadrado e dobrá-la no sentido de baixo para cima e da esquerda para a direita. Repetir o processo mais duas vezes.


Passo 2: dividir a massa em três partes, para ser mais fácil de esticar e voltar a estender até ficar bem fina e de preferência redonda. As minhas crianças só conseguiram fazer um quadrado, o que também funciona embora fique menos perfeito.


Passo 3: com uma faca, cortar a massa em 8 triângulos como se fosse uma pizza.
Passo 4: barrar os triângulos com o creme de chocolate.


Passo 5: enrolar cada triângulo a começar na parte mais larga.



Passo 6: levar ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos.
Bom apetite!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário