sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O regresso do outono aqui em casa

Acabou o verão e os seus dias longos e quentes e cheios de sol e chegou o outono com o frio e os dias curtos. Pensava eu, que os dias curtos e frios me trariam mais momentos em casa, mas os rapazes e o bebé ainda não transitaram para o modo inverno e apenas trocámos a praia pela serra e um regresso a casa um pouco mais cedo devido ao pôr do sol. A miúda voltou às aulas e aos horários loucos, mas sempre com o livro do momento debaixo do braço.
Cresceram tanto nestes meses de verão que agora, quando paro para os olhar quase não os reconheço. Cresceram por dentro e por fora, as roupas não servem, os cabelos foram cortados e lá dentro deles as ideias e os saberes florescem. Nem acredito em tudo o que aprenderam durante estes longos meses de verão. Passaram-no na rua; na praia, no rio, a acampar, rodeados de amigos grandes e pequenos e percebo como nem sempre precisamos de um teto, ou papel e lápis e canetas para aprender.
Agora, com os dias mais frios e curtos voltámos às histórias, às pinturas, aos jogos, aos filmes, à cozinha, aos recortes, ao mapa pendurado na sala e ao tricô. 
Regressámos a casa e a dentro de nós mesmos com mais energia e vontade para continuar a aprender.










Sem comentários:

Enviar um comentário