sexta-feira, 30 de junho de 2017

Mais uma Vez sobre a Leitura e o seu Processo de Aprendizagem

O meu filho Lourenço não queria aprender a ler, houve mesmo uma fase em que se recusava a ler fosse o que fosse. No início e durante vários anos a sua leitura era quase imperceptível.
Mas a nossa casa é uma casa de livros!! Só no quarto das crianças há 3 estantes com livros, na sala outras tantas, para não falar nos livros espalhados em todas as mesas de cabeceira e dentro de todas as mochilas. A Madalena não sai de casa sem um livro, o pai Zé Maria lê a andar pela rua, e eu leio para as crianças todos os dias.
Com o tempo, o Lourenço começou a ganhar alguma curiosidade pelos livros e durante quase um ano passou pelo processo de começar diversos livros e abandoná-los no final do primeiro capítulo.
Eu acreditei no processo, confiei com todo o coração que numa casa cheia de livros e não sendo obrigado por ninguém a ler, um dia a vontade de ler chegaria. Acreditei!!!
Hoje, com 11 anos, o Lourenço acorda de manhã e pega no seu livro quando todos ainda dormem, e ao longo de um dia em casa faz diversas pausas para ler. Quem o ouvir a ler não percebe o quanto foi lento o seu percurso. Eu, como mãe, sinto-me feliz por ter acreditado no processo e tenho um orgulho enorme no esforço que ele fez ao longo destes anos. Hoje, com 11 anos, o Lourenço lê melhor que muitos adultos que eu conheço e nunca foi obrigado por nós a ler. Leu quando quis e o que quis. Hoje gosta de ler!!!! Meu querido Lourenço!!!!! <3



Sem comentários:

Enviar um comentário