terça-feira, 1 de agosto de 2017

Pequeno Matias e os Livros

Bom, de facto, há já quase 14 anos que faz parte da rotina cá de casa ler livros aos mais pequenos. Começámos com a pequena Madalena quando ela era ainda bem pequena e ainda não acabámos.
Agora, com eles em casa, ainda faz mais parte das minhas actividades diárias ler-lhes histórias a toda a hora. Posso ter mil coisas para fazer, mas se eles pedem para eu ler, eu paro tudo, sento-me onde calha e leio para eles. 
Muitas vezes, quase sempre, é destas leituras que nascem temas para explorarmos e eu já percebi que são momentos muito produtivos, mais produtivos do que qualquer outra coisa que eu possa inventar. 
Este ritual está tão enraizado aqui em casa que o pequeno Matias já o percebeu e adoptou para si também. Passa pela estante dos livros, tira o que calhar e vem trazer para eu ler. Muitas vezes, quando a Madalena está em casa, é ela quem lhe lê. Como ele já percebeu que ela até gosta desse miminho, levanta-se da cama de manhã e vai buscar um livro para ela ler. Há uns dias apanhei-os assim... e derreti-me toda!!! 


4 comentários:

  1. Oi Raquel, que maravilha encontrar o seu blog! Os seus posts são inspiradores para mim, sou mãe de um garoto de 4 anos e estaremos iniciando a educação domiciliar pois tem mais haver com o nosso ponto de vista e estilo de vida. Gostaria de poder encontrar com outras famílias também para que o meu filho não fique sem contato com outras crianças. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Giovana,
      Obrigada pelas suas palavras. Cada família tem a sua forma de estar em ED o que é de respeitar, pois somos todos diferentes, mas posso dizer que no nosso caso nunca houve problemas de socialização ou de isolamento. Estamos quase todos os dias com amigos de todas as idades em brincadeira livre.
      Qualquer dúvida que tenha pode contactar-me à vontade e terei todo o gosto em ajudar.
      Um beijinho

      Eliminar